História

Em 1948, diversas pessoas, cientes de sua responsabilidade social, fundaram o Grupo das Samaritanas, com o objetivo de prestar assistência aos carentes, em especial aos moradores do Bairro Bonfim e adjacências. Com o desenvolvimento dos trabalhos, surgiu a necessidade de ampliar o campo de ação, com foco no acolhimento e proteção das crianças da região. Intensificaram-se então os esforços para a regularização da instituição junto aos órgãos públicos de assistência social e captação de recursos financeiros para a construção de sua sede.


Em 1956, o professor Cícero Pereira e sua esposa, D. Guiomar Lellis Pereira, doaram o terreno situado na Rua Bonfim nº 360 - Bairro Bonfim em Belo Horizonte, e a partir de então diversas campanhas foram realizadas visando a construção do prédio. Após longos anos de trabalho intenso e muita dedicação, os companheiros de ideal viram seu sonho realizado: em 30 de abril de 1985 foi inaugurado o prédio que passou a abrigar o Centro Assistencial das Samaritanas, primeiro nome do Grupo das Samaritanas.


O início das atividades foi marcado por um projeto pioneiro, idealizado por Dona Áurea Neto Pinto. A casa abrigava crianças e idosas com o objetivo de solidificar os laços de amor entre a infância e a juventude. Cada criança "adotava" uma avó e esta por sua vez adotava uma criança.


A partir de então, o trabalho foi se ampliando e conquistando o reconhecimento da comunidade. A procura de vagas para crianças teve um aumento significativo e devido às limitações de espaço e escassez de mão de obra especializada, a casa interrompeu o trabalho com as idosas, passando a se dedicar exclusivamente ao atendimento às crianças.



Parceiros